

Aula Show: MÚSICA NA ESCOLA
A ação Aula Show: Música na Escola é uma das iniciativas do projeto Caminhos Restaurativos, idealizada por nossa facilitadora Leide Patrícia Mozini, diante da crescente demanda das escolas por palestras e espaços de diálogo. Sensível a essa necessidade e buscando uma forma mais leve, acessível e afetiva de atender às comunidades escolares, Leide concebeu um formato inovador para “pulverizar” palavras de amor, valores restaurativos e princípios da cultura de paz — alcançando, de forma ampla e simultânea, crianças, adolescentes, educadores e demais integrantes da comunidade escolar.
A proposta nasceu do desejo profundo de cocriar momentos de conexão, elevação da consciência e fortalecimento dos vínculos. Foi assim que surgiu a ideia de unir música e reflexão como ferramenta de sensibilização, promovendo experiências significativas por meio do canto coletivo.
Leide já utilizava músicas autorais em seus círculos restaurativos, transformando ideias, histórias e poemas em canções simples e repetitivas — como cantigas ou mantras — que convidam à participação de todos, mesmo daqueles que não se consideram “cantores”. Como ela mesma gosta de dizer: “Não sou cantora nem musicista” — e é nesse reconhecimento afetuoso da vulnerabilidade que começa a verdadeira democratização do canto e da escuta nos círculos e encontros.
Para ampliar o alcance da proposta e dar vida à ideia da Aula Show, Leide reconheceu que não poderia caminhar sozinha. Foi então que convidou o facilitador e coordenador da Vara da Infância, César Cunha Fukassawa, para integrar o projeto como cantor, músico e palestrante. Com sua sensibilidade, arte, voz e saberes, César aceitou o convite, somando à iniciativa sua experiência e presença acolhedora. Juntos, Leide e César transformam cada apresentação em um encontro único, para além das músicas autorais, são também levadas músicas populares brasileiras com mensagens restaurativas.
Guiados pela pergunta “Como tornar a vida mais maravilhosa?”, eles conduzem os participantes por uma jornada afetiva e reflexiva. A resposta a essa pergunta vai sendo construída coletivamente ao longo do encontro — e só é revelada ao final, em um momento especial de partilha.
A participação ativa dos estudantes e educadores é parte essencial da proposta. As escolas recebem um protocolo antes do evento, com combinados importantes. Ao final da aula show, a escola é convidada a dar continuidade à experiência por meio de atividades como desenhos, redações, rodas de conversa ou outras ações restaurativas. Dessa forma, o encontro não se encerra no auditório: ele se expande, ecoa e transforma, seguindo pelos corredores e pelos corações da comunidade escolar.
Cartazes feito por alunos após o evento

.jpg)




