Programa DIZHER/DIZER
"Diálogos Restaurativos" para casos amparados pelas Leis "Maria da Penha" e "Henry Borel"


O Programa DIZER – Diálogos Restaurativos é uma ação do Núcleo de Práticas Restaurativas de São José do Rio Preto, criada para promover oficinas reflexivas e espaços restaurativos destinados a pessoas envolvidas em situações de violência familiar e doméstica, conforme previsto na legislação vigente, especialmente as Leis Maria da Penha e Henry Borel.
O programa atua em três frentes principais:
🔹 Conversas que Transformam – Oficinas reflexivas voltadas a homens apontados como autores de violência doméstica, com o objetivo de promover responsabilização, consciência dos impactos da violência e construção de novos caminhos relacionais.
🔹 Pontes do Diálogo – Atendimentos a homens e mulheres envolvidos em situações de violência contra crianças e adolescentes, conforme previsto na Lei Henry Borel, oferecendo oficinas reflexivas para a reflexão dos impactos da violência na vida de crianças e adolescentes.
🔹 Entre Nós – voltado a casais que retomaram a convivência após a retirada da medida protetiva, o projeto promove diálogos e reflexões para prevenção de novas violências.
O Programa DIZER valoriza o diálogo como ferramenta de transformação e reparação, respeitando os limites legais, emocionais e relacionais de cada pessoa envolvida.
Acontece graças ao apoio da OSC ABC – Associação Bem Comum e da Vara de Violência Doméstica da Comarca de São José do Rio Preto/SP.
A equipe do programa é mista, composta por homens e mulheres de diferentes áreas do conhecimento, formando uma abordagem multi e transdisciplinar, que amplia as possibilidades de cuidado, escuta e transformação.









